domingo, 29 de agosto de 2010

TRABALHO DE RELEITURA REALIZADO PELOS ALUNOS DO 1º ANO E.M.

OBRAS ESCOLHIDAS:

"Mulher e Criança" Cândido Portinari 1936

"Carnaval em Madureira" Tarsilado Amaral 1924

"A Negra" Tarsila do Amaral - 1923

RELEITURAS

A Negra
" Eu escolhi essa obra pois ela é diferente ebonita. Eu senti tristeza ao ver essa imagem,pois parece isso que o rosto mostra".Amanda Nataliê
A Negra
" Escolhi essa obra porque retrata bem o Brasil a alguns anos, lembra a origem e a cultura brasileira e toda a história e a riqueza do Brasil". Giovanna

Mulher e criança
"Escolhi essa obra porque passa um sentimento de tristeza e fome." Pablo Ruan
Carnaval em Madureira
" Escolhi essaimagem porque me passa um sentimento de alegria". Ana Carolina
Carnaval em Madureira
"Eu escolhi essaobra porque senti algo diferente quando olhei pra ela...algo alegre...".Feiruz Farhat
A Negra
"Eu vejo uma mulher triste, sem roupas, escrava,sem familia e solitária". Matheus
Mulher e criança
Miyuki Ono
Carnaval em Madureira
" Porque ela é bem alegre, interessante. Ela me transmitiu alegria, felicidade, festa, amor,família". Letícia
A Negra
"Escolhi essa obra para colocar mais alegria e alguns detalhes". Tainá
A Negra
"Achei bem interessante ela está triste é umaimagem de tristeza". Wini.
Carnaval em Madureira
"Escolhi essa obra porque ela éalegre".Thomas Lucas
A Negra
"Ela mostra uma pessoa negra, não é uma pessoa feliz,sozinha e isolada, transmite um sentimento desolidão e tristeza". Kescila
A Negra
"Escolhi essa obra porque me chamou mais atenção, tem caracteristicasmais simples e ela passa um sentimento de raiva e rancor". Iago
A Negra
"Eu vejo nessa obra raiva, pobreza" João Paulo
A Negra
" Idealizei essa obra como uma mulher negra fazendo ioga, refletindo". Brennda
 
A Negra
"Escolhi essa obra pois nos dá mais idéia de releituras, fiz aalteração da negra sorrindo,porque é assim que os vejo como pessoas felizes". Gabriela

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Releitura da Obra - 1 ANO E.M.

O que é releitura?

Assim como há diferentes interpretações de uma obra de arte, há diferentes possibilidades de releituras dessa obra. Uma boa releitura será sempre coerente com a compreensão construida na leitura da obra. Reler uma obra é totalmente diferente de procurar apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e trabalhar a criatividade. Ao recriar uma obra, não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista. Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é criar algo novo que mantem um elo com a fonte que serviu de inspiração. Uma boa proposta de releitura se baseia em um conhecimento prévio do artista e da obra: a época em que ele viveu, sua biografia, artistas que admirava, outros artistas de seu tempo, o tema da obra e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, etc. Há inúmeros casos de grandes artistas que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres ou alguma obra em especial. No caso das artes, as atividades de releitura possuem um enorme valor educativo e, algumas vezes, geram resultados que se tornam conhecidos e resultam em uma sequência de obras, em outros tempos e estilos. Existem vários exemplos disso na arte, como é o caso da pintura Almoço na Relva de Manet que inspirou o quadro de Picasso. Manet se inspirou em Concerto Pastoral de Giorgione e em uma gravura de Marcantonio Raimondi, O Julgamento de Paris, gravura baseada em desenho de Rafael Sanzio. Ou, ainda, O Balcão de Manet de Magritte, releitura de O Balcão de Manet, que releu O Balcão de Goya. Abaixo, exemplos interessantes de releitura de alunos realizadas em 2007.




segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Maquete - 1º Ano E.M.





Maquetes


Maquete é o termo francês que foi cunhado por escultores para a elaboração de peças preliminares em gesso. Fundamentalmente significa o mesmo que simulacros ou modelos, muito embora simulacro refira-se mais a uma imitação superficial, e modelo seja mais utilizado com o sentido de padrões ou montagens tridimensionais que poderão sofrer alterações, ter suas propriedades físicas testadas, como em processos de estudo. Estes termos podem ser também utilizados na Matemática (onde o modelo é conseqüência do modelo físico), na Economia (modelos financeiros) e em outros ramos das ciências exatas e humanas, ou ainda para representar a versão preliminar de um documento de apresentação (comumente conhecido como boneco no Brasil).


Trabalho - MAQUETES



Equipe 1 - IGREJA 



Amanda Natalie
Gabriela
Brennda
Giovanna
Wini



Equipe 2 - PREFEITURA



Ana Carolina
Amanda Tainá
Feiruz
Rafaela
Pablo
Thomas



Equipe 3 - SANEPAR



Kescila
Monica Miyuki
Iago
Joao Paulo
Matheus
Letícia



Lembrando a todas as equipes que o primeiro passo será o Estudo da Área, que poderá ser realizado através de fotos, registros e outros.

Música - 2º ANO E.M.



História da Música é estudo das origens e evolução da Música ao longo do tempo. Como disciplina histórica insere-se na história da arte e no estudo da evolução cultural dos povos. Como disciplina musical, normalmente é uma divisão da musicologia e da teoria musical. Seu estudo, como qualquer área da história, é trabalho dos historiadores, porém também é freqüentemente realizado pelos musicólogos.
O objetivo do estudo da história da música
Se considerarmos o termo em sua maior abrangência, a história da música envolve ao menos:

As origens culturais da música em cada grupo humano estudado.
As influências culturais e sociais que a música exerce e sofre ao longo de seu desenvolvimento.
A origem e evolução de seus sistemas musicais característicos (que envolvem suas estruturas rítmicas, melódicas e harmônicas).
O desenvolvimento das formas musicais e dos gêneros e estilos.
A história dos instrumentos musicais e técnicas associadas à sua execução.
A influência mútua entre a música e os demais movimentos culturais.
A origem e evolução dos sistemas teóricos utilizados para estudá-la, incluindo sistemas de notação e análise musical.
As principais personalidades envolvidas na sua evolução. Os compositores e músicos que marcaram cada período ou gênero específico ou que impulsionaram o desenvolvimento de novas formas, estilos e gêneros.
A cronologia de todos estes temas.

Trabalho - MÚSICA
Equipes:


Equipe 1-
Yana
Iuly
Philippi
Lisyan Waleska
Hugo
Arthur Guedes
Vini

Equipe 2-
Luan
Paloma
Flávia
César Augusto
José Wagner
Katerinne
Karolinne

Equipe 3 -
Ivo
Manoel
Guilherme
Arthur
Victor
Amanda
Rafaela
Gilberto

LEITURA DE IMAGEM


Jean-François Millet (1814-1875), autor da obra As respigadeiras.
Ao lermos um texto, muitas vezes, não damos importância às imagens que ele apresenta. Ao contrário do que pensamos, essas não são meramente ilustrativas, pois trazem informações importantes acerca do assunto abordado.
Em provas de vestibular é comum que as figuras apareçam como forma de trazer dados que nem sempre estão no texto, justamente para dificultar o trabalho do estudante, podendo ser vistas como um “pega”, logicamente a quem não se importar em avaliá-las.
Na verdade, as leituras de imagens fazem parte de nossas vidas. Quando olhamos um quadro tentamos imaginar o que o pintor retratou ali, nos reportamos à época do mesmo, avaliamos suas características gerais e individuais, sejam elas de objetos, paisagens, pessoas, animais, alimentos, etc. Dessa forma, identificamos os elementos ali presentes, se estão vivos ou mortos, se estão estáticos ou se movem e conseguimos até mesmo imaginar o que as pessoas conversavam.
Interpretar uma figura durante uma prova não é diferente, é preciso utilizar esses mesmos recursos visuais e imaginários, relacionando-os aos conhecimentos próprios.
Fique atento para não perder informações, treine, observe, busque aumentar sua percepção diante de figuras. Exercite sua percepção todos os dias até a chegada das provas.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A ARTE ...

A ARTE é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura, através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio.
A ARTE pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, nos cinemas, na dança, entre outros.
Após seu surgimento, há milhares de anos, a ARTE foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da ARTE são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música que é capaz de nos fazer feliz enquanto estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos de sociedade. Muitas pessoas dizem não ter interesse pela ARTE e nem por movimentos ligados a mesma, porém o que elas não imaginam é que a ARTE não se restringem a pinturas e esculturas, também podem ser representadas por formas mais populares, como música, cinema e dança. Essas formas de ARTE são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Atualmente a ARTE é dividida em clássica e moderna, qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixe com sua percepção de ARTE.