Assim como há diferentes interpretações de uma obra de arte, há diferentes possibilidades de releituras dessa obra. Uma boa releitura será sempre coerente com a compreensão construida na leitura da obra. Reler uma obra é totalmente diferente de procurar apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e trabalhar a criatividade. Ao recriar uma obra, não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista. Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é criar algo novo que mantem um elo com a fonte que serviu de inspiração. Uma boa proposta de releitura se baseia em um conhecimento prévio do artista e da obra: a época em que ele viveu, sua biografia, artistas que admirava, outros artistas de seu tempo, o tema da obra e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, etc. Há inúmeros casos de grandes artistas que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres ou alguma obra em especial. No caso das artes, as atividades de releitura possuem um enorme valor educativo e, algumas vezes, geram resultados que se tornam conhecidos e resultam em uma sequência de obras, em outros tempos e estilos. Existem vários exemplos disso na arte, como é o caso da pintura Almoço na Relva de Manet que inspirou o quadro de Picasso. Manet se inspirou em Concerto Pastoral de Giorgione e em uma gravura de Marcantonio Raimondi, O Julgamento de Paris, gravura baseada em desenho de Rafael Sanzio. Ou, ainda, O Balcão de Manet de Magritte, releitura de O Balcão de Manet, que releu O Balcão de Goya. Abaixo, exemplos interessantes de releitura de alunos realizadas em 2007.
"Desenhar é a integridade da arte. Não há possibilidade de trapacear. Ou é bom ou é ruim". [ Salvador Dali ]
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Releitura da Obra - 1 ANO E.M.
O que é releitura?
Assim como há diferentes interpretações de uma obra de arte, há diferentes possibilidades de releituras dessa obra. Uma boa releitura será sempre coerente com a compreensão construida na leitura da obra. Reler uma obra é totalmente diferente de procurar apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e trabalhar a criatividade. Ao recriar uma obra, não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista. Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é criar algo novo que mantem um elo com a fonte que serviu de inspiração. Uma boa proposta de releitura se baseia em um conhecimento prévio do artista e da obra: a época em que ele viveu, sua biografia, artistas que admirava, outros artistas de seu tempo, o tema da obra e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, etc. Há inúmeros casos de grandes artistas que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres ou alguma obra em especial. No caso das artes, as atividades de releitura possuem um enorme valor educativo e, algumas vezes, geram resultados que se tornam conhecidos e resultam em uma sequência de obras, em outros tempos e estilos. Existem vários exemplos disso na arte, como é o caso da pintura Almoço na Relva de Manet que inspirou o quadro de Picasso. Manet se inspirou em Concerto Pastoral de Giorgione e em uma gravura de Marcantonio Raimondi, O Julgamento de Paris, gravura baseada em desenho de Rafael Sanzio. Ou, ainda, O Balcão de Manet de Magritte, releitura de O Balcão de Manet, que releu O Balcão de Goya. Abaixo, exemplos interessantes de releitura de alunos realizadas em 2007.
Assim como há diferentes interpretações de uma obra de arte, há diferentes possibilidades de releituras dessa obra. Uma boa releitura será sempre coerente com a compreensão construida na leitura da obra. Reler uma obra é totalmente diferente de procurar apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e trabalhar a criatividade. Ao recriar uma obra, não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista. Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é criar algo novo que mantem um elo com a fonte que serviu de inspiração. Uma boa proposta de releitura se baseia em um conhecimento prévio do artista e da obra: a época em que ele viveu, sua biografia, artistas que admirava, outros artistas de seu tempo, o tema da obra e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, etc. Há inúmeros casos de grandes artistas que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres ou alguma obra em especial. No caso das artes, as atividades de releitura possuem um enorme valor educativo e, algumas vezes, geram resultados que se tornam conhecidos e resultam em uma sequência de obras, em outros tempos e estilos. Existem vários exemplos disso na arte, como é o caso da pintura Almoço na Relva de Manet que inspirou o quadro de Picasso. Manet se inspirou em Concerto Pastoral de Giorgione e em uma gravura de Marcantonio Raimondi, O Julgamento de Paris, gravura baseada em desenho de Rafael Sanzio. Ou, ainda, O Balcão de Manet de Magritte, releitura de O Balcão de Manet, que releu O Balcão de Goya. Abaixo, exemplos interessantes de releitura de alunos realizadas em 2007.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário